NOSSAS NARRATIVAS NEGRAS: Memórias – Identidades e Educação

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as trajetórias e memórias de estudantes negros e negras egressos da escola pública estadual – Colégio Culto à Ciência, localizado na cidade de Campinas, estado de São Paulo e indagar: como as experiências dos estudantes no interior do Colégio marcaram o pertencimento e identidade racial; como a falta de representatividade negra no ambiente escolar afeta o emocional dos estudantes; como suas experiências escolares marcaram suas memórias e trajetórias, trazendo uma conscientização sobre ser negro. O colégio é uma escola centenária e referência na cidade, por onde passaram nomes ilustres no cenário campineiro e nacional, tanto em seu quadro docente como discente, sendo objeto de desejo de milhares de estudantes e familiares, tanto no período de sua constituição até os dias atuais. O pressuposto assumido na tese foi como as práticas escolas desenvolvidas no interior da escola invisibilizaram a presença de estudantes negros, apagando o seu processo de representatividade e identidade e deixando marcas profundas na memória e nos seus processos de aprendizagem.

Como citar...

GONÇALVES, Rosângela Cristina. NOSSAS NARRATIVAS NEGRAS: Memórias - Identidades e Educação. Tese – UNICAMP. Campinas, 2023

Rosângela Cristina Gonçalves

Doutora em Educação e Mestre em EDUCAÇÃO, pela Faculdade de Educação – UNICAMP, área de FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Especialista em Processos didático pedagógicos para cursos na modalidade a distância (UNIVESP). Especialista em Gestão Educacional e Cidadania e Cultura pela UNICAMP. Possui graduação em HISTORIA pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins e graduação em CIENCIAS SOCIAS pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho . Atuou como ATP – Assistente Técnico Pedagógico (História) – Diretoria de Ensino Campinas Leste (Secretaria Estadual de Educação). Atuou como professora da FESB – Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, onde ministrou as disciplinas de História da África, Cultura Brasileira I e II e Prática de Ensino de História. Integrante do quadro de colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP . Atuou como tutora facilitadora na UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática, nas disciplinas de Avaliação Educacional e da Aprendizagem ; Didática, Educação Matemática, Gestão Escolar, Projeto Integrador I e VI, atuando também na orientação de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. participou como formadora do curso de Extensão Educação para as Africanidades: formação para a Cidadania, no módulo Prática Pedagógica, oferecido na Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como Professora de Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, nas disciplinas de História e Sociologia, já atuou na função de PCAE – Professor Coordenador de Agrupamento Escolar, na Diretoria de Ensino Campinas Oeste. Tem uma militância em relação a temática étnico racial, objeto de pesquisa no doutoramento, cujo tema são as trajetórias de alunos/as negros/as no processo da educação básica. Realizo palestra em escolas públicas sobre a Lei 10.639/03 e como esta pode ser implementada nas escolas. Recentemente participei do livro: “Educação Antirracista: infância, resistência e combate ao racismo”, escrevendo um capítulo abordando minha trajetória como aluna negra na educação básica. Participou da Comissão e organização da Trilha Antirracista, curso oferecido pela Diretoria de Ensino Campinas Oeste, versão 2023, autorizado pela Secretaria do Estado da Educação.

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