Melhorias do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: contribuições e limites de um Projeto colaborativo.

Entre 1999 e 2004 foi desenvolvido um projeto colaborativo Universidade-Escolas-Diretorias de Ensino, sob a coordenação de pesquisadoras da Universidade de São Paulo, financiado pela FAPESP e que tinha por finalidade a formação de professores polivalentes da Rede Estadual de São Paulo, que atuavam nas séries iniciais do ensino fundamental e a melhoria do ensino de Ciências, através do desenvolvimento de atividades experimentais de conhecimento físico. Dentro de uma perspectiva de avaliação do referido projeto, contribuições de diversas naturezas foram percebidas, desde as ligadas à elaboração de saberes pelas professoras participantes até contribuições relacionadas à relação da Universidade com a escola. Neste trabalho, especificamente, discutiremos as contribuições para a elaboração de saberes pedagógicos gerais pelas professoras participantes.

Como citar...

GALINDO, Monica Abrantes. Melhorias do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: contribuições e limites de um Projeto colaborativo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências ) – USP. São Paulo, 2007.

Monica Abrantes Galindo de Oliveira

Monica Abrantes Galindo de Oliveira

Licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando principalmente na área de formação de professores, ensino de Ciências / Física e questões étnico raciais e de gênero ligadas ao ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Foi professora de Física da Rede Pública Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – São José do Rio Preto, colaboradora do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu de Biociências (UNESP – São José do Rio Preto), docente permanente do Programas de Pós-Graduação Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP – Franca, coordenadora do NUPE – Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP, membro do CDINN – Coletivo de Intelectuais Negras e Negros. e do Coletivo Mulheres na Politica. Desde 2023 ocupa a vice direção da UNESP em São José do Rio Preto.

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