Identidades e Cultura Afro-Brasileira na Docência da Roça: Documentos de Referência para a Educação Básica

O presente Documento de Referência é resultado de um estudo acerca das questões étnico-raciais na Educação Básica, cujo objetivo foi identificar como a identidade e a cultura afro-brasileira emergiam nas histórias de vida e formação-profissão de docentes de classes multisseriadas na roça. Buscou-se compreender, ainda, os sentidos construídos pelos/as docentes, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais, tendo em vista produzir este documento de referência para as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas rurais. Trata-se de um produto decorrente de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da fenomenologia e da hermenêutica, e que, através da metodologia (auto)biográfica e do uso das histórias de vida e formação, revelou a relutância, a hesitação e o despreparo dos/as docentes da roça em cumprir a Lei Federal nº 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira. As condições apresentadas pelos/as docentes conduziram à reprodução negativa da identidade e da cultura negra, impactando, de maneira determinante, as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento deste documento, realizamos o Ateliê (auto)biográfico no município de Itiúba, interior da Bahia, com docentes de classes multisseriadas, no intuito de oportunizar a produção de experiências de formação, a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais. A pesquisa-formação revelou o quão distantes estão os/as docentes de classes multisseriadas da roça dos estudos, leituras e materiais pedagógicos que os auxiliem na prática educativa, no tocante às identidades e à cultura afro-brasileira. No entanto, percebeu-se que antes mesmo de se recorrer às informações contidas em compêndios, livros e pesquisas acerca das questões já mencionadas, foi preciso refletir sobre o lugar do negro nas histórias de vida desses professores/as, para que, dessa maneira, fosse possível pensar em uma proposta construída com eles/elas, a partir de suas próprias trajetórias de vida/formação/negação. As falas dos/as professores/as desvelaram o que se tornou escondido e marginalizado nas relações familiares, na iniciação escolar e em todo o percurso da educação básica, culminando nos espaços formativos intrínsecos à profissão docente, no que respeita ao estudo da identidade e da cultura afro-brasileira. Portanto, este documento pretende ser um aporte para estudos e formação acerca das questões étnico-raciais e, consequentemente, aproximar o disposto na Lei nº 10.639/2003 da prática pedagógica dos/as docentes de classes multisseriadas.

Como citar...

SOUZA, Antônio José de. Identidades e Cultura Afro-Brasileira na Docência da Roça: Documentos de Referência para a Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade ) - UEB. Jacobina - Bahia, 2016.

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Antonio José de Souza

Pós-Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) – Linha de Pesquisa do Projeto: Orientações Contemporâneas da Psicologia Clínica – Tema: Dinâmicas da Conjugalidade em Situação de (Re)Casamento com Enfoque Sócio-Histórico: perspectivas comparativas Cabo Verde – Brasil – Guiné-Bissau – Supervisora: Prof. Dr. Ida Kublikowski. Doutor em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) – com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IV). Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano/Campus Senhor do Bonfim). Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza/CE (FCF). Licenciado em História pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA/Salvador). Professor da Educação Básica do município de Itiúba/BA (desde 2006). Professor-orientador/colaborador da Especialização em Educação do Campo (IFBaiano/Campus Serrinha). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes/IFBaiano) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Membro do Corpo Editorial da Revista Científica Macambira (Qualis B1). Atua como parecerista de revistas científicas bem qualificadas. Foi Coordenador Pedagógico Geral do município de Itiúba/BA entre 01/2017 a 12/2018 e Pesquisador-bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), período de vigência da Bolsa: 05/2019 a 12/2022. 

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