Esta pesquisa teve como objetivo principal propor um ciclo formativo antirracista de frequência curta, focal e replicável, voltado para profissionais psicólogas/os negras/os para fins de reconhecimento e enfrentamento dos racismos em contexto de trabalho. Mais especificamente, os objetivos foram de compreender os dilemas enfrentados por esses/as profissionais no cotidiano de trabalho em relação às questões raciais; identificar as estratégias anti racistas utilizadas por essas/es profissionais nestes dilemas; e, por fim, entender as necessidades das/os psicólogas/os em aperfeiçoar sua compreensão e manejo frente às demandas raciais. Nisso, questões de pesquisa foram expostas, tais como: Como se deu o lugar histórico das Psicologias diante os racismos? Quais os efeitos nocivos do racismo enquanto território, corpo, política entre outras dimensões significativas à Saúde Coletiva? Para tal, o percurso deste trabalho, de natureza qualitativa, aconteceu em duas etapas: a primeira através de entrevistas individuais online, voltadas para psicólogas/os negras/os trabalhadoras/es de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), da Bahia, sob o objetivo de compreensão das referidas três categorias de análise: dilemas, estratégias e necessidades. Com a transcrição do material, a análise a partir das categorias e revisão bibliográfica pertinente ao tema de interesse desta pesquisa, foi construído o referido ciclo formativo, sendo este a principal produção desta pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Neto, Manoel Nogueira Maia. Dilemas, estratégias e necessidades de psicólogas/os negras/os em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Dissertação – UFRB. Bahia, 2023
Sou psicólogo negro, doutorando em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2024-2028, e mestre em Saúde da População Negra e Indígena, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), 2021-2023. Tenho experiência como técnico da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Rakelly Matias Alves, em Itaitinga, em 2020. No mesmo ano, em período pandêmico COVID-19, participei como voluntário no projeto de acolhimento psicológico, do Programa de Ações Integradas pela Vida (PÃIM), da UFC. Nos estágios acadêmicos, tive interesse na ênfase clínica nas vertentes de psicoterapia regular, acolhimento psicológico, plantão psicológico e co-facilitação de grupo terapêutico. Nas monitorias universitárias, fui bolsista em disciplinas de Ética e Psicologia, Saúde Coletiva e Introdução à Metodologia Científica facilitando grupos de estudo, oficinas e cine-debates. Em extensão, fiz parte de diferentes ações, como uma voltada aos cuidados de acadêmicos universitários para diminuir evasão acadêmica; à palhaçaria em instituições públicas de saúde infantil e, também, aos familiares de pessoas em crise suicida com o objetivo de prevenção. Temas de interesse atuais: relações raciais; Atenção Psicossocial; epistemologia e ética em Psicologia.
Copyright © 2022 por Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as/es - Todos os Direitos Reservados. | Criado e Desenvolvido por BC Marketing.