Contornos Pedagógicos de uma educação Escolar Quilombola

A presente tese trata dos contornos pedagógicos em educação quilombola, os quais contribuem para a construção de uma nova perspectiva epistemológica no campo da Educação. A pesquisa busca compreender as relações estabelecidas entre as comunidades remanescentes de quilombos, as distintas organizações sociais e as diversas instituições públicas que têm por objetivo efetivar políticas públicas, a fim de elevar o grau emancipatório destas comunidades em luta por direitos sociais, dentre eles, o direito à terra e à educação. Tais relações resultam em propostas voltadas para a educação, em seu sentido amplo, levando em conta o contexto sociocultural quilombola e o ambiente escolar. Estas ações suscitaram repercussões no âmbito acadêmico, na educação antirracista e no desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à singularidade da educação escolar em comunidades quilombolas, como é o caso da Comunidade Remanescente de Quilombos de Casca (Mostardas-RS), objeto de análise e reflexão deste estudo, configurando o que aqui se define como contornos pedagógicos da educação escolar quilombola.

Como citar...

DA SILVA, Paulo Sérgio. Contornos Pedagógicos de uma educação Escolar Quilombola. Tese (Doutorado em Educação ) - UFRS. Porto Alegre, 2013.

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Paulo Sérgio da Silva

Doutor em Educação pelo PPGEDU/UFRGS com pesquisa sobre educação em comunidades remanescentes de quilombos e Educação do Campo, Mestre em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS, Especialista em Gestão Pública Participativa pela UERGS e Especialista em Educação Profissonal Integrada a Educação Básica na Modalidade PROEJA pela FACED/UFRGS. Graduado em História pela FAPA/RS Atuou como Coordenador Pedagógico do Curso Procedimentos Didático Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Africana e Afrobrasileira desenvolvido pela ProRext UFRGS, Integrante, como colaborador externo do Nucleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas NEAB/UFRGS. Professor na educação básica da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde exerce, na atualidade o cargo de Vice-Diretor em Escola de Ensino Fundamental e Médio Profissionalizante. Integrante do Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, orientação educacional, politicas publicas, educação de jovens e adultos, educação do campo, desenvolvimento rural, educação das relações étnico raciais, educação anti racista e educação escolar quilombola. Atua em Extensão Universitária. Possui sólida experiência em Educação a Distância e em Assessoria Pedagógica Institucional.

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