A pedagogia da tradição: As dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras

Neste artigo trata-se do processo do ensinar e do aprender numa perspectiva da tradição oral, com base em referências de matrizes africanas presentificadas nas comunidades tradicionais afro-brasileiras. Essas comunidades, de acordo com suas especificidades étnico-culturais, possuem, em sua dinâmica interna, uma pedagogia que lhes é própria. Qual será essa “pedagogia”? Em que se baseia? Quais são seus princípios e pressupostos? Tais indagações colocaram em evidência a necessidade de lançar olhares mais atentos para alguns aspectos dessas características culturais, marcantes na população afrodescendente, e analisar de que maneira os princípios, valores e concepções da tradição oral africana embasam os processos do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades tradicionais congadeiras. Portanto, neste artigo, às dimensões do ensinar/aprender numa perspectiva da tradição aliam-se outras reflexões, ampliando conhecimentos sobre as africanidades no cotidiano da sociedade brasileira. Mas, de forma específica, colocou-se o desafio de explicitar questões pertinentes à relação africanidades/educação, procurando responder à questão que lhe serve de título: “A pedagogia da tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras”.

Como citar...

Rocha, Rosa Margarida de Carvalho. A pedagogia da tradição: As dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Minas Gerais.

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Rosa Margarida de Carvalho Rocha

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Possui Pós Graduação em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela PUC-MG, Especialização em Didática Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica e Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena. Assessorou o MEC para a concepção e elaboração do livro Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico Raciais sendo coordenadora do GT Ensino Fundamental. Foi Assessora da Prefeitura de Sabará, Prefeitura de Congonhas, Secretaria de Educação de Contagem, Secretaria de Educação de Ribeirão Preto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para implantação da Lei 10.639/03. Ministra Palestras com temas sobre o Trato da Questão Racial no Cotidiano Escolar, Inclusão Racial na Escola, Discriminação Racial na Escola. Tem experiência de mais de trinta anos na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente no seguinte tema: construção positiva da Identidade da criança Negra, História da África e dos Africanos no Cotidiano Escolar. É membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Araguari; Membro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais.

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