A presente pesquisa analisa como é abordada a Educação das Relações Étnico-raciais nos documentos normativos em três diferentes instâncias: nos documentos nacionais de Educação Infantil; nos documentos municipais de Educação Infantil de Florianópolis; em projetos políticos pedagógicos das unidades de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis localizadas entorno do Maciço do Morro da Cruz. A escolha da localidade deve-se ao fato de tratar-se de uma região constituída majoritariamente por negros. Nessa investigação utilizamos a abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, tendo como referência a análise de conteúdo. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado da seguinte forma: a) realização do estado do conhecimento do tema; b) análise dos documentos que orientam a política nacional e municipal de Florianópolis para a Educação Infantil e para a educação das relações étnico-raciais; c) análise dos projetos políticos pedagógicos das Instituições de Educação Infantil entorno do Maciço do Morro da Cruz. Verificamos que os documentos reconhecem as questões raciais e a diversidade cultural, portanto, destacam a importância de combater qualquer tipo de discriminação e preconceito. Os documentos municipais alertam a relevância de estarem pautadas as questões da história e cultura africana e afro-brasileira para as crianças. Os PPPs refletem acerca das questões étnico-raciais trazidas nos documentos normativos municipais, no entanto, são poucos os que propõem ações e projetos pedagógicos específicos que contribuam para o combate à discriminação e preconceito nas Instituições de Educação Infantil. A interlocução foi feita com pesquisadores/as que discutem as infâncias e as relações étnico-raciais. A partir dessa proposta pretendemos contribuir com estudos e discussões acerca da Educação Infantil e relações étnico-raciais.
Freitas, Priscila Cristina. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE NORMATIVAS E PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS. Dissertação – UFSC. Florianópolis, 2016
Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Linha Educação e Comunicação, participa do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Graduada em Pedagogia – Habilitação em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Participa do Alteritas – grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação – UFSC. Membra da diretoria da Associação de Educadories Negres de Santa Catarina – AENSC. Membra da diretoria do Centro Cultural Anástacia – CCA. Uma das fundadoras do Turismo de Base Comunitária no Monte Serrat – Florianópolis. Área de estudo hoje em dia, Educação das Relações Étnico Raciais, Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil e Literatura afro-brasileira.
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