Na ultima semana, foi divulgado os projetos selecionados na segunda edição do Edital LGBT+Orgulho, parceria do Itaú Unibanco com a Mais Diversidade.
Foram 567 inscrições de absolutamente todos os estados brasileiros. 15 representantes foram até São Paulo na semana passada, alguns pela primeira vez na cidade, para defender suas ideias para a banca composta pelos organizadores e sociedade civil.
Os contemplados foram:
Papo de Índio – Porto Seguro (BA)
Mulheres em Rede – Uberlândia (MG)
EducaTRANSforma – Porto Alegre (RS)
Confeitaria Solidária – Recife (PE)
A Beleza de ser – Recife (PE)
Editoria Escola Pajubá – Uberlândia (MG)
Projeto Gororoba – Belo Horizonte (MG)
Escola Mais Diversa – São Paulo e Rio de Janeiro
Estes projetos incentivam o poder de transformação da comunidade LGBT+ no Brasil e receberão aporte total de R$360 mil, além de mentoria da Mais Diversidade.
Entre os selecionados, está o autor Lucas Guzzo que defendeu o Projeto: Editoria Escola Pajubá. Lucas é um jovem negro LGBT+, associado a ABPN desde a sua graduação, participou da organização do COPENE e já realizou suas ações de iniciação junto com o NEAB e o coletivo de pesquisa Iyalode Geplafro. Seu projeto trata de uma editora escola para pessoas LGBT+ negras, nesse sentido o autor sobrepõe sobre formar e profissionalizar essa comunidade para trabalhar no mercado editorial.
No vídeo abaixo, Guzzo nos revela algumas curiosidades sobre o edital e sua pesquisa, Confira: