O MEC realiza o lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, na próxima quinta-feira (06), e pode ser acompanhado pelo canal oficial do youtube do Ministério da Educação
A Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN) e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd), entidades que representam expressiva parcela da comunidade acadêmica brasileira dedicada à pesquisa e à formação em educação, recebem com entusiasmo o lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que se configura como um passo crucial para a construção de um Brasil mais justo e equitativo.
As signatárias deste documento reconhecem a importância fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento de inclusão social, desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania. A EJA possibilita jovens e adultos(as) que por diversos motivos, não tiveram acesso à educação formal na idade adequada, ingressem no sistema educacional, adquiram as competências básicas de leitura, escrita e raciocínio lógico, além de desenvolverem habilidades essenciais para o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo.
O Pacto Nacional pela Alfabetização e Qualificação da EJA encontra-se em consonância com os resultados de diversas pesquisas e estudos realizados por integrantes da ABPN e da ANPED ao longo dos anos, bem como, de outras organizações e pesquisadores(as) no país. As pesquisas demonstram a necessidade de ações articuladas e multissetoriais para o combate ao analfabetismo no Brasil, com foco na garantia de acesso à educação de qualidade para todas as pessoas.
Nesse sentido, a ABPN e a ANPED reafirmam seu compromisso com a colaboração com o MEC na implementação e avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização e Qualificação da EJA. Acreditamos que a participação ativa da comunidade acadêmica e da sociedade civil como um todo é fundamental para o sucesso dessa iniciativa, colocando à disposição do MEC o conhecimento e a expertise acumulados por meio de pesquisas e projetos.
Destacamos, ainda, a relevância da formação inicial e continuada de professores(as) qualificados para a EJA, como elemento crucial para a oferta de um ensino de qualidade que atenda às necessidades e particularidades dos(as) alunos(as) adultos(as). Nesse sentido, defendemos a valorização profissional dos(as) docentes que atuam na EJA, assegurando-lhes condições dignas de trabalho e oportunidades de desenvolvimento profissional.
A ABPN e a ANPED fazem um chamado à mobilização nacional em torno do Pacto Nacional pela Alfabetização e Qualificação da EJA. Convocamos governos, entidades da sociedade civil, organizações sociais e toda a comunidade brasileira a se unirem a essa causa e a contribuírem para a construção de um país livre do analfabetismo, onde todas as pessoas tenham acesso à educação e possam exercer plenamente seus direitos e deveres como cidadãos e cidadãs. Juntem-se à nós no lançamento no canal oficial do MEC: https://www.youtube.com/watch?v=68zqw_ofFTo
Juntos e juntas, podemos construir um futuro mais alfabetizado, justo e promissor para o Brasil!
04 de junho de 2024
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação (ABPN)
Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED)