ABPN RECEBE DIPLOMA ZUMBI DOS PALMARES EM HOMENAGEM DA ALERJ

Escrito e publicado por: Jhoária Carneiro

Revisado por: Helen S.

Solenidade aconteceu no plenário do Palácio Tiradentes um dia após o dia Nacional de Zumbi e o Dia da Consciência Negra (21)

image00001-1
Deputado Josemar, Prof Iraneide e Delton Felipe durante a entrega do Diploma. Foto: Reprodução/Instagram.

A Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as (ABPN), representada pela presidenta Iraneide Soares e o Diretor Executivo da ABPN, Delton Felipe, recebeu na última terça-feira (21), o Diploma Zumbi dos Palmares 2023 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no plenário do Palácio Tiradentes. A honraria foi concedida além da ABPN, outras 14 lideranças, grupos e organizações que têm contribuído em defesa dos direitos das pessoas negras no Estado do Rio. 

A solenidade é uma iniciativa do presidente da Comissão da Alerj de Combate às Discriminações e Preconceitos Raciais, deputado Professor Josemar (PSOL). O diploma carrega consigo o nome de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. 

A professora Iraneide Soares, celebrou a honraria reafirmando o compromisso da Associação com o povo negro e a ciência:

“A ABPN se sente muito enaltecida em estar recebendo esta honraria, mas ao mesmo tempo reafirmamos nosso compromisso social com a ciência e com a participação da população negra. A ciência é branca, mas nós estamos adentrando esses espaços” afirmou Iraneide.

image00002
Reprodução/Instagram.

Confira a lista dos homenageados:

– Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN);

– Dom Filó (jornalista);

– Marquinhos de Oswaldo Cruz (músico);

– Casas da Preta;

– Coletivo Axé em Luta;

– Luiza Mandela (professora);

– Eduardo Assumpção (compositor);

– Associação Égbe ile Asé Oloya Torun;

– Projeto Orin Ibukun;

– Projeto Rolé

– Felipe Ferreira (cantor de rimas e paródias em defesa dos direitos humanos);

– Luana Rodrigues (sambista);

– Bárbara Carine (professora);

– Luzia Lacerda (jornalista) e

– Marcos William (sacerdote católico).

O diretor executivo da ABPN, Delton Felipe que agradeceu pelo diploma:

“Queremos agradecer grandemente ao deputado por oferecer essa honraria à ABPN. Nós temos o compromisso de estabelecer o protagonismo do povo negro na ciência, na política, na formação de liderança. Viva o povo negro e a continuidade da nossa ancestralidade”.

O Diploma Zumbi dos Palmares é um projeto de autoria da deputada Jurema Batista através da Resolução nº799 de 2005 conferindo, anualmente, durante sessão da Alerj, especialmente convocada para esse fim pela Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Etnia, Cor, Religião e Procedência Nacional, durante as atividades do Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro, e agraciando lideranças do enfrentamento ao racismo de diferentes área de atuação.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo