ABPN PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA REDE TECER DIREITOS HUMANOS, EM BRASÍLIA

Escrito por: Nathália Rodrigues

whatsapp-image-2025-06-27-at-15-44-54-2

No dia 26 de junho de 2025, a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) participou do evento de lançamento da Rede Tecer Direitos Humanos – Rede Nacional de Educação em Direitos Humanos, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. A iniciativa é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, e integra as ações estruturantes do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

Representada pelo presidente, o prof. dr. Adilson Pereira dos Santos, a ABPN reafirmou seu compromisso com a promoção da justiça social e da equidade racial, somando-se a esse marco histórico que reúne movimentos sociais, instituições de ensino, entes federativos, organismos internacionais e empresas comprometidas com a educação em direitos humanos.

Renísia Cristina Garcia Filice, coordenadora do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (CONNEABS), também esteve presente, representando o coletivo de NEABs/NEABIs e reforçando a importância do engajamento das instituições acadêmicas na formulação e acompanhamento das políticas de educação em direitos humanos. “Todos/as nós do CONNEABS, profundamente envolvidos/as com a luta antirracista, somos parte desta construção histórica e coletiva”, afirmou.

O evento contou com a assinatura da Portaria de Instituição da Rede pela Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, oficializando a criação da Rede Tecer Direitos como um espaço nacional de articulação e cooperação para o fortalecimento das políticas públicas educacionais e democráticas.

A programação também incluiu a presença da artista e embaixadora da Rede, Fabiana Cozza, que emocionou o público com sua fala sobre arte e engajamento social, além da apresentação da tradicional Escola de Samba Bola Preta de Brasília, celebrando a cultura popular e a resistência cidadã.

A presença da ABPN neste momento histórico reafirma seu compromisso com a luta antirracista e com a construção de uma agenda democrática  pautada na educação em e pelos direitos humanos, justiça social e pela valorização da nossa historia,  identidades e saberes afro-brasileiros e indígenas. A articulação com os NEABs e NEABIs e GRUPOS CORRELATOS, por meio do CONNEABS, fortalece o papel das instituições acadêmicas como espaços estratégicos na formulação, acompanhamento e incidência na promoção de políticas públicas comprometidas com a equidade racial e a transformação social. O lançamento da Rede Tecer Direitos Humanos simboliza mais um passo na consolidação de um projeto coletivo e democrático de país, em que a educação seja motor de libertação e reparação histórica.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo