Nos dois eventos, destacaram-se a importância da coleta e do uso de dados para compreensão das desigualdades raciais e a necessidade de desenvolver metodologias para o enfrentamento dessas desigualdades a partir da implementação de políticas efetivas
Escrito por: Helen S.
Revisada por: Iraneide Soares
No último dia 11, a ABPN participou do seminário: “Dados raciais como ferramentas de políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades”, realizado no Espaço Itaú Cultura em São Paulo, capital, pelo Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (CEDRA).
A Profa. Dra. Iraneide Soares, presidenta da ABPN, participou de uma das mesa do evento juntamente com o Prof. Dr. Marcelo Tragtenberg, Profa. Dra. Petronilha Gonçalves (participação virtual), Profa. Dra. Ednéia Gonçalves, coordenadora executiva da Ação Educativa. A mesa contou com a mediação da jornalista da Folha de São Paulo, Priscila Camazano.
No Seminário, que reuniu representantes de organizações da sociedade civil, da academia e da imprensa, o CEDRA lançou um levantamento inédito sobre desigualdades raciais na educação, disponibilizando cerca de 170 indicadores nas temáticas de educação, renda, trabalho, saúde e moradia que elaboraram a partir dos dados do Censo de Educação e da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (IBGE).
Já nos dias 12 e 13, a ABPN participou em Brasília, DF, representada pela Profa. Dra. Iraneide Soares (Presidenta), participou do Seminário “Dados para quê? Formulação, Avaliação e Monitoramento da Equidade Educacional”, uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Brasil, que aconteceu no Grand Bittar Hotel, em Brasília, DF.
O evento debateu sobre a produção, qualidade e aperfeiçoamento de dados voltados às modalidades de ensino e temáticas educacionais oferecidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, no que diz respeito à formulação, monitoramento, financiamento, infraestrutura e avaliação das políticas públicas, além do que se refere elaborar recomendações para as três instâncias governamentais quanto a coleta, divulgação e utilização adequada dos dados educacionais como forma de alcançar maior equidade educacional no país.
A presidenta da ABPN, Profa. Iraneide Soares destacou que os dois eventos tiveram um mesmo mote no que diz respeito a como os dados que evidenciam as assimetrias raciais no contexto educacional podem, devem e precisam ser utilizados pelos agentes de políticas públicas para fomentar políticas para equidade racial:
“Esse foco aparece como demanda do Movimento Negro a partir da percepção e compreensão de que as políticas universais historicamente não têm sido efetivas para promover uma educação democrática e inclusiva para a população negra e que gestões de instituições públicas e privadas precisam se comprometer com o enfrentamento dessa realidade desigual no âmbito educacional e que impacta diretamente em outras dimensões da vida da comunidade negra”, enfatizou Iraneide.
Saiba mais:
Acesse o painel do CEDRA com os dados apresentados no Seminário “Dados raciais como ferramentas de políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades:
cedra.org.br.
Assista aos dois dias do Seminário “Dados para quê? Formulação, Avaliação e Monitoramento da Equidade Educacional”:
#MECAoVivo | Seminário Dados para quê? Equidade educacional | 1º Dia – Manhã https://www.youtube.com/live/yrVU9rL-GGE?si=_ITAMr3gUgCMWcbG
#MECAoVivo | Seminário Dados para quê? Equidade educacional | 1º Dia – Tarde
https://youtube.com/live/BqY6hVr4EDQ?…
#MECAoVivo | Seminário Dados para quê? Equidade educacional | 2º Dia – Manhã
https://youtube.com/live/TYmreZmdsoo?…
#MECAoVivo | Seminário Dados para quê? Equidade educacional | 2º Dia – Tarde