ABPN abre inscrições para a I Olimpíada do Ensino das Relações Étnico-Raciais, Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas

Escrito por Jéssyka Faustino
Revisado por Yure Gonçalves

banner-site-aleatorios

A partir de hoje (15) escolas públicas de todo o país poderão inscrever equipes na I Olimpíada do Ensino das Relações Étnico- Raciais, Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas (Obereri) até o dia 15 de junho através do site ou diretamente no formulário.

A Obereri tem como objetivo não ser apenas uma competição acadêmica para nivelar e hierarquizar conhecimentos, mas um momento de produção e compartilhamento de conhecimentos acerca das temáticas abordadas, assim é uma oportunidade única de promover a reflexão, o debate e a conscientização sobre as questões étnico-raciais em nosso país. Com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, esta iniciativa visa fortalecer a implementação das diretrizes curriculares, incentivar o interesse dos(as) estudantes pela história da diáspora africana e dos povos originários, e desmistificar mitos relacionados às cotas étnico-raciais.

 A 1ª edição da Olimpíada, lançada na última sexta (10), é uma organização da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros e Negras – ABPN e do Consórcio de Neabs, Neabis e grupos correlatos e tem o apoio do Ministério da Educação via Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – Secadi e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
 
Dividida em 5 etapas, a olimpíada terá momentos de formação e preparação das equipes através de palestras, workshops e envio de materiais didáticos para as equipes inscritas e em seguida será disputada nos níveis estaduais, regionais e, por fim, nacional. As equipes vencedoras terão além das premiações de reconhecimento também a possibilidade de continuação da iniciação científica através de projetos como uma Mostra de Trabalhos Científicos, publicação de trabalhos em revistas especializadas, ações de impacto social ou a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais relacionadas às relações étnico-raciais. 
 
Mais informações podem ser encontrar no edital ou através do e-mail obereri@abpn.org.br
 

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo