Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa: “Processos formativos e políticas educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGEIFC, campus de Camboriú, tem por objetivo: “analisar como a (auto)biografia incide no processo da (re)construção da identidade, de uma profissional técnica administrativa em educação atuante no âmbito da educação profissional, científica e tecnológica”. De abordagem qualitativa, a pesquisa está ancorada na perspectiva (auto)biográfica enquanto teoria e método de investigação. Orientados pela questão de como a (auto)biografia incide no processo da (re)construção da identidade de uma profissional técnica administrativa em educação atuante no âmbito da educação profissional, científica e tecnológica avançamos no desenvolvimento desta pesquisa em que desenvolvemos uma análise temática, a partir de três aspectos relacionais de formação, a saber: o universo das relações familiares compreendido como um contexto de formação; o processo de autonomização dos indivíduos perante as experiências adquiridas no contexto familiar; e a escola e a vida profissional como outro tempo relacional da história de vida (DOMINICÉ, 2014). Com base nestes aspectos, apresentamos experiências constituintes de minha identidade perpassando minhas reminiscências da infância, família e escola, bem como os caminhos que me conduziram ao aqui e agora. Na articulação desta travessia narrativa, problematizamos as experiências vivenciadas nos espaços-tempo que percorri, dialogando principalmente com autores como: Josso (2004, 2014); Goffman (2015); Foucault (2014); Freire (2014; 2015), entre outros. Desenvolvemos uma escrita que transita entre a primeira pessoa do singular e a primeira pessoa do plural, a fim de evidenciar experiências singulares que se constroem a partir da relação com os Outros que estão envoltos em minha trajetória e no processo de elaboração desta pesquisa. Por fim, chegamos à conclusão de que as construções identitárias do (Eu) são representativas de um escopo social mais amplo, em que por meio do processo de reinventar o vivido podemos mudar a realidade em que estamos inseridos e potencializar no presente as ações que nos prospectam para o futuro.
Souza, Rose Fernandes de. Da periferia à academia: entre singularidades, pluralidades e a práxis educativa. Dissertação – IFC. Camboriú, 2023.
Mestra em Educação (linha de pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais) pelo Instituto Federal Catarinense, campus Camboriú. Graduada em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina ( IFSC) -Gaspar. Cursando Pedagogia Plena na Univali- Itajaí. Pesquisadora Associada da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Participa do Laboratório Bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), campus Gaspar. Coordenadora do Gt de implantação do NEABI no IFSC Itajaí. Coordenadora do Núlceo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do IFSC Itajaí onde também atua na comissão das bancas de heteroidentificação. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos sobre Diversidade, Inclusão e Processos Formativos (GINPEDIN). Atuou como titular na Rede de Atenção Integral a Pessoas em Situação de Violência do Município de Itajaí (representando o IFSC campus Itajaí no ano de 2023). Atuou como suplente na paste de comunicação da seção sindical do SINASEFE – IFSC entre 2020 e 2021 na pasta de Políticas Educacionais entre 2022 e 2023. Atuou como representante sindical titular no Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina no ano de 2023. É Servidora Pública Federal desde maio de 2015, ocupante do cargo de Assistente de Alunos. Atuou como Coordenadora Pedagógica no campus de Itajaí de fevereiro de 2018 a julho de 2021. Possui formação Técnica em Administração na mesma Instituição, onde atuou como bolsista por seis (6) meses no Projeto de Extensão: Web Rádio IFSC, uma proposta educativa para difundir ciência, tecnologia, inovação e cultura e, por um ano , no Projeto de Extensão: Nas ondas do conhecimento, desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa.
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