Programação incluiu diversas atividades, como apresentações de organizações, discussões sobre o Plano Nacional de Educação
Escrito e publicado por: Jhoária Carneiro
Revisado por: Yure Gonçalves

Representantes de diversas organizações e entidades ligadas à educação e a equidade racial, se reuniram durante dois dias (26 e 27 de setembro), para a 2ª Reunião Ordinária da CADARA-MEC (Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Avaliação das Ações de Educação Étnico-Racial no Ministério da Educação), que foi presidida pela diretora da Diperq (Diretoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica), Lucimar Rosa Dias, e coordenada pela coordenadora geral da CGFERQ (Coordenação Geral de Educação em ERER – Educação em Relações Étnico-Raciais), Adriana Moreira.
Durante a reunião, foi apresentado o plano de trabalho da Diperq, bem como as dimensões de governança e o papel desempenhado por todas as entidades representadas na Comissão. A CADARA-MEC tem como principal atribuição contribuir para a construção de novos planos de Educação em Relações Étnico-Raciais (ERER) e o Plano Nacional de Educação (PNE), além de outras ações relacionadas à educação, abrangendo desde a educação básica até o ensino superior.
No encontro, membros da CADARA compartilharam suas experiências de trabalho, destacando como as ações educacionais voltadas para a equidade racial desempenham um papel fundamental no combate às violências sofridas pela população negra no Brasil, especialmente crianças e jovens que enfrentam obstáculos como evasão escolar e concepções epistemológicas racistas.
A programação da reunião incluiu diversas atividades, como apresentações de organizações, discussões sobre o Plano Nacional de Educação, planejamento estratégico da CADARA para o PNE, carrossel temático sobre Educação em Relações Étnico-Raciais, apresentação de grupos de trabalho e debates sobre a construção da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais com foco na equidade racial.

A reunião encerrou com uma comitiva dedicada a explorar os “Caminhos Amefricanos”, evidenciando o compromisso contínuo com a promoção da equidade racial na educação brasileira.