🌹 Insubmissas Negras 🌹

É com imenso respeito e orgulho àquelas que nos antecederam que apresentamos a “Insubmissas Negras”. Evocando nossas ancestrais e parafraseando o discurso da Sojourner Truth proferido em 1851, durante a Convenção dos Direitos das Mulheres de Ohio, em Akron, perguntamos e nós, mulheres negras nas ciências, não somos também pioneiras?

O que vocês encontrarão em “Insubmissas Negras” é fruto das lutas e enfrentamentos das mulheres negras, do passado e do presente, que produzem conhecimento e contribuem para a ciência nacional. É, também, o resultado de investigações que um grupo de pesquisadoras realizou para identificar nossas cientistas negras e desvelar suas histórias.

As “Insubmissas Negras” vieram para mudar a cara de quem faz ciência, elas mostram que a intelectualidade negra está presente, é crescente e veio para ficar. Que essa edição do “Insubmissas Negras” no Brasil, sirva de inspiração para muitas meninas e jovens que, historicamente, mesmo sendo pioneiras, não são pensadas como cientistas.

Nós, Anna M. Canavarro Benite (Anita Canavarro), Bárbara Carine Soares Pinheiro, Denise Alves Fungaro, Eliza Maria Ferreira Veras da Silva, Enedina Alves Marques, Joana D’Arc Félix de Souza, Jurema Pinto Werneck, Katemari Diogo Rosa, Lélia Gonzalez, Maria Beatriz Nascimento, Megg Rayara Gomes de Oliveira, Nair da França e Araújo, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Simone Maria de Moraes, Sônia Guimarães, Sueli Carneiro, Vanicléia Silva Santos, Zélia Maria Da Costa Ludwig e tantas outras, somos ancestrais, somos pioneiras, somos o presente e somos o futuro.

Anna M. Canavarro Benite

Instituto de Química/UFG

Bárbara Carine Soares Pinheiro

Instituto de Química/UFBA

Katemari Rosa

Instituto de Física/UFBA

https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/issue/view/41

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo