Movimento Negro de Campina Grande: 38 anos de luta contra o racismo e a importância do Agosto Negro

38 anos de luta contra o racismo: Movimento Negro de Campina Grande e o XIII Seminário Agosto Para Igualdade Racial – Agosto Negro. Juntos(as/es) pela igualdade racial e contra o genocídio da juventude negra.

Escrito por Maria V. Gonçalves
Revisado e publicado por Yure Gonçalves

abpn-2

O Movimento Negro de Campina Grande completa 38 anos de intensa militância contra o racismo estrutural, promovendo ações e iniciativas que visam a igualdade racial e o combate ao genocídio da juventude negra. Um dos marcos desse movimento é o XIII Seminário Agosto Para Igualdade Racial, também conhecido como Agosto Negro, que se destaca como um verdadeiro movimento de luta pelo direito à vida da raça negra no cenário nacional e local.

Criado a partir do Primeiro Encontro Afro-Brasileiro Campinense em 1986, o Movimento Negro de Campina Grande tem sido protagonista na história da militância antirracista na Paraíba. Ao longo dos anos, tem realizado palestras em escolas públicas, passeatas contra o genocídio da juventude negra e lutado pela efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar.

O AGPIR é um espaço de resistência afro-brasileira que completa 13 anos de existência, destacando-se como o único movimento com essa longevidade na Paraíba na luta contra o racismo sistêmico e pela valorização da população afrodescendente e indígena. Com parcerias com escolas públicas e o UNIFIP-Centro Universitário de Patos, o seminário busca combater o genocídio do povo negro em uma sociedade marcada pela violência e omissão dos poderes públicos.

Durante o seminário, são realizadas diversas atividades, como rodas de capoeira, palestras sobre articulações antirracistas, capoeira e educação antirracista, além de debates sobre o holocausto urbano e o genocídio da juventude negra.

Campina Grande figura como um dos municípios onde mais se mata jovens negros no Brasil, tornando urgente a politização dessas mortes e o engajamento da sociedade, poderes públicos e movimentos sociais na luta contra o racismo estrutural. A inclusão do Agosto Negro no calendário oficial de eventos da Prefeitura é vista como fundamental para avançar na construção de uma cidade mais democrática, justa racialmente e socialmente.

PROGRAMAÇÃO

XIII Seminário Agosto Para Igualdade Racial – Agosto Negro

Data: 14 de Agosto
Horário: 9:30h
Palestra:
Capoeira e Educação Antirracista na Perspectiva da Lei 10.639\03.
Palestrante: Josiclaudio Ferreira da Silva(Cal)- Profissional de Capoeira desde 1991 – Historiador e Formando ( Contra Mestre) pela Escola Iaiá Capoeira.
Mediação: Professor Carlos Pereira de Almeida – Mestre em Literatura, Poeta e Escritor. 
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antônio Oliveira.

Data: 15 de Agosto
Horário: 13:20h
Palestra: Lei 10.639\03 e Educação Para as Relações Étnico-Raciais.
Palestrante: Arnaldo Sucuma – Doutor em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE e Coordenador do Núcleo dos Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente da UNIFIP-Centro Universitário de Patos.
Local: Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira.

Data: 15 de Agosto
Roda de Capoeira: Associação Capoeira Kunta-Kintê – Mestre Assis e Grupo Capoeira Caiana-Mestre Pindura.
Horário: 18h
Mediador: Jair Silva Ferreira-Historiador, Idealizador e Coordenador do XIII Seminário Agosto Para Igualdade Racial (Agosto Negro).
Local: Auditório do Centro Universitário-UNIFIP-Campus de Campina Grande.

Data: 15 de Agosto
Palestra: Articulações antirracistas dentro do cenário cultural em Campina Grande: resistência e estratégias.
Horário: 18:30h
Palestrante:
Vitu de Lu – Coordenador do Grupo Percussivo de Campina Grande Cores da Raça, Cantor, Poeta, Compositor e Percussionista do Grupo Maracagrande.
Local: Auditório do Centro Universitário-UNIFIP-Campus de Campina Grande.

Dia: 15 de Agosto
Palestra: Capoeira e Educação Antirracista na Perspectiva da Lei 10.639\03.
Palestrante: Josiclaudio Ferreira da Silva (Cal) – Profissional de Capoeira desde 1991, Historiador e Formando (Contra Mestre) pela Escola Iaiá Capoeira.
Horário: 19h
Local: Auditório da UNIFIP-Campus de Patos

Dia: 16 de Agosto
Horário: 18h
Palestra: Holocausto Urbano e Genocídio da Juventude Negra.
Palestrante: Jair Silva Ferreira – Historiador, Idealizador e Coordenador do XIII Seminário Agosto Para Igualdade Racial (Agosto Negro).
Recital de Poesias: Orgulho de Ser Negro com o poeta Jair Silva Ferreira.
Mediação:
Arnaldo Sucuma – Doutor em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE e Coordenador do Núcleo dos Direitos Humanos, Relações ÉtnicoRaciais e Meio Ambiente da UNIFIP – Centro Universitário de Patos.
Local: Auditório da UNIFIP – Campus de Patos

Realização: Movimento Negro de Campina Grande
Apoio: UNIFIP-Centro Universitário, Grupo Capoeira Caiana, Associação Capoeira Kunta-Kintê, Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antônio Oliveira, Escola Cidadã Integral
Professor Itan Pereira e Mandato do Vereador Napoleão Maracajá do PT.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo