Mais uma tentativa de ataque colonial à ciência brasileira

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) propôs à CAPES que a avaliação dos programas de pós-graduação considere apenas artigos de revistas científicas internacionais, tornando essa publicação obrigatória para os títulos de mestre e doutor.

Escrito por: Jessyka Faustino
Publicado por: Maria V. Gonçalves

capes

Na última quarta-feira (09), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara de Deputados, propôs um requerimento de sugestão para a CAPES, pedindo que somente sejam avaliados artigos publicados em revista científica internacional para a avaliação dos programas de pós-graduação, com agravante de pedir em item obrigatório o artigo publicado para obtenção do título de mestre e doutor.

 

A proposta desastrosa evidencia a completa falta de conhecimento do parlamentar sobre como se dá o processo de avaliação e produção acadêmica brasileiros, bem como seus impactos, desafios e conquistas, além de apresentar um sério risco à autonomia dos nossos Programas de Pós-Graduações e universidades e ameaçar produções de caráter local, regional e mais diversos.

 

Entidades como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) já se posicionaram contra a proposta que foi aprovada e agora encaminhada à Capes/MEC solicitando que a mesma seja desconsiderada, visto que coloca em risco não só a formação de mestres e doutores como toda a nossa produção e engajamento científico os deixando a mercê de uma banca avaliadora internacional e externa.

 

Nos colocamos também contrários a essa proposta. Entendemos que os nossos processos de formação em pós-graduações, precisam é de, mais investimos, bolsas mais justas e mais diversidade dentro das linhas de pesquisa e fomento; a revistas e produções nacionais e não de mais um método de subordinação colonial.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo