Gabriel Nascimento, membro da ABPN, é eleito presidente da ALAB

whatsapp-image-2025-09-04-at-18-13-12

A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), uma das dezenas de associações científicas brasileiras, ganhou ontem uma nova gestão eleita. A Chapa 1- Sulear a Linguística Aplicada e Contra-Colonizar o Conhecimento foi eleita com mais de 60% dos votos, elegendo o Professor Gabriel Nascimento como novo presidente da entidade.

A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) foi fundada em 26 de junho de 1990 com o objetivo de (re)construir um lócus acadêmico-científico dinâmico, instigador de estudos e reflexões na área de Linguística Aplicada (LA).

A Linguística Aplicada é um campo de investigação de usos situados da linguagem nas diversas esferas do meio social.

Sobre o novo presidente:

Membro da ABPN, Gabriel Nascimento é de Banco Central, na zona rural do Sul da Bahia, onde passou fome e resistiu durante a crise do cacau. Aprendeu inglês sozinho aos 10 anos, com livros da irmã. Entrou na universidade, sem ter feito cursinhos preparatórios, em 2009, quando cursou Letras Inglês Português. É mestre em Linguística Aplicada pela UnB, e doutor em Estudos linguísticos pela Universidade de São Paulo. Foi professor visitante nas seguintes universidades estrangeiras: University of Pennsylvania, King’s College London, University of South Australia, e The Pennsylvania State University, esta última com financiamento da Fulbright. É autor de “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”, entre outros trabalhos. É filiado à União de Negros pela Igualdade, tendo sido membro da direção nacional.

Com textos da assessoria
assessoria@gabrielnascimento.com

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo