ESPERANÇAR E AQUILOMBAR: COPENECO DEBATE DESAFIOS DAS POLÍTICAS ANTIRRACISTAS NO CENTRO-OESTE

Escrito por Helen S.
Publicado por Maria V. Gonçalves

Entre os dias 21 e 23 de Março o VI Congresso Brasileiro de Pesquisadoras/es Negras/os da Região Centro-Oeste reuniu especialistas para discutir ações afirmativas, combate à desigualdade racial e construção de uma sociedade mais justa.

copene-co-2024-3-dia-45
Foto: Reprodução

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) comemora o êxito na realização do VI COPENE da Região Centro-Oeste (COPENECO), realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), nos dias 21 a 23 de março deste ano.

A partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e da literatura afro-brasileira de Conceição Evaristo, o COPENECO se propôs uma reflexão crítica sobre o passado, presente e futuro das políticas antirracistas na região centro-oeste. Com o tema “Esperançar e Aquilombar: os desafios das políticas antirracistas no Centro-Oeste”.

Um evento recheado de presenças ilustres, dentre elas, a da atua presidenta da ABPN, profa. dra. Iraneide Soares e o prof. dr. Alex Ratts, que compôs a gestão da ABPN entre 2006 e 2008. Para a presidenta:

“A realização do VI COPENECO foi muito especial como todos os COPENES regionais e nacionais o são. Mas o VI COPENECO realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG) foi especialmente importante para nós por ocupar espaços que não são tradicionalmente ocupados pelos nossos eventos, como o Instituto de Química e o Instituto de Física, juntamente com a Faculdade de Educação.” 

O VI COPENECO mobilizou pesquisadoras/es, professoras/es, gestoras/es, estudantes e ativistas do movimento negro, para apresentar e debater pesquisas sobre as políticas públicas antirracistas, educação das relações étnico-raciais e outras produções de pesquisadoras/es negras/os em geral. E sobre esse aspecto, a presidenta Iraneide Soares destaca a felicidade com a presença de tantos participantes:

“O COPENECO trouxe de maneira muito expressiva a participação dos nossos e das nossas, entre estudantes, ativistas do movimento negro e do movimento de mulheres, pesquisadores/as como o professor Alex Ratts, a professora Luciana Oliveira, o prof. Reinaldo… Presenças essas que muito nos honram.”

O evento buscou ao longo dos três dias de sua realização, fortalecer a comunidade de pesquisadoras/es negras/os da região, promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre a temática racial, analisar as necropolíticas que afetam a população negra e propor alternativas de superação, bem como, debater a construção de políticas públicas antirracistas eficazes para a região.

A profa. dra. Anita Benite, coordenadora do VI COPENECO, compôs as gestões da ABPN entre 2016 e 2020, estando atualmente como coordenadora da Área Científica da ABPN, Ciência e Tecnologia. A professora ressaltou a importância política e de luta do evento:

“A realização do VI COPENECO da região centro-oeste com o tema “Esperançar e Aquilombar: os desafios das políticas antirracistas no Centro-Oeste” significou o resultado da luta de muitos anos que vieram antes de nós e que ainda virão para que as nossas temáticas sejam inseridas nos currículos em disputas e nas pesquisas dentro do nosso país. Foram três dias intensos com pesquisadores de toda a região e fora dela, com alunos de iniciação científica, lideranças do movimento social, comunidades e povos tradicionais, dentro do instituto de exatas da UFG, o que representa pra nós uma afirmação política da nossa existência, da importância do que a gente tem feito, mas sobretudo também poder dialogar e de fato inquirir o comprometimento de todas as instâncias universitárias com as pautas de identidade racial e de currículos que sejam mais justos, portanto, considerem as nossas produções acadêmicos. Foram dias riscos, dias festivos, dias de produção e de processos de validação das ciências que temos produzido”, destacou a professora.

A ABPN destaca o trabalho da Dra. Anita Benite, que coordenou com dedicação e maestria a organização do evento com suas(seus) orientandas(os) e mobilizou toda a infraestrutura do Campus II – Samambaia da UFG para sediar o evento. Também mencionamos aqui os esforços da coordenação do Fórum da Educação Básica da ABPN que também atuou na organização das atividades! Toda essa equipe foi fundamental para o sucesso do VI COPENECO, um evento de alto nível científico e cultural como tem sido todos os COPENES.

 

XIII COPENE NACIONAL 2024

Este ano temos o XIII COPENE Nacional com o tema: “A dimensão pública do racismo: desigualdades, reparação e equidade”! Não deixe de se inscrever, submeter trabalhos e viver essa experiência ímpar com as mais de 4.000 (quatro mil) pessoas esperadas em Belém do Pará entre os dias 9 e 13 de setembro!

Acesse e saiba mais: https://www.copene2024.abpn.org.br/

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo