A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, lançou no segundo semestre de 2021, a Escola de Políticas e Ações Afirmativas (EPAA), um curso de formação acadêmico-científica e política que tem o intuito de incidir sobre o processo de renovação da lei 12.711/2012, a Lei de Cotas.
A Escola é desdobramento direto das “Webconferências CONNEABS 2020 (Consórcio Nacional de Núcleos dos Estudos Afro-Brasileiros”, responsáveis por definir a construção de uma agenda científica e política capaz de avaliar as perspectivas das ações afirmativas para além de 2022, ano da revisão da lei de cotas, propondo medidas para que elas sejam aprimoradas na próxima década (2022-2032).
Em sua primeira edição, a EPAA se apresentou como mecanismo de mobilização interna e de articulação com outros setores da sociedade. A Escola conta ainda com o apoio do Instituto Ibirapitanga, parceria que vislumbra fortalecer política e institucionalmente a ABPN.
O curso contém uma estrutura pedagógica que obedece a cinco eixos temáticos definidos em 2020 durante a webconferência “As Políticas de Ações Afirmativas (2022-2032): Plano Estratégico de Ação do CONNEABs”. São eles: “As Pesquisas em Ações Afirmativas”; “O papel do Ministério Público e da Defensoria na implementação, acompanhamento e avaliação das Ações Afirmativas”; “Ações Afirmativas no Poder Legislativo”; “Em defesa das ações afirmativas: ABPN/CONNEABs, movimento negro e movimentos sociais”, e o último eixo, “Em defesa das Ações Afirmativas”, que irá produzir documentos coletivos.
O curso possui cerca de 200 horas, e tem como público prioritário os e as membras dos NEABs (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) de todo o Brasil; as e os associados da ABPN, bem como ativistas do movimento negro. Serão 400 vagas: 300 para membros e associados e 100 para ativistas, todos por ordem de inscrição.
Lançamos uma série de pequenos vídeos com alguns pontos marcantes dos encontros desta primeira edição da Escola de Políticas e Ações Afirmativas realizada pela ABPN e pelo CONNEABS com apoio do Ibirapitanga.
Abaixo um pequeno trecho de como foi nossa aula inaugural com o professor Adilson dos Santos.