A educação das relações étnico-raciais tece diálogos entre saberes, práticas e políticas antirracistas, entrelaçando modos de produzir, existir e resistir cotidianamente dos povos negros e indígenas. A construção de políticas antirracistas, como a Lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas na educação básica, e as ações afirmativas para estudantes negras/es/os e indígenas no ensino superior, resultantes das mobilizações dos movimentos sociais negros e indígenas, conferem uma reesruturação dos currículos e espaços educativos em contextos escolares e não-escolares. Além disso, essas políticas possibilitam uma ressignificação de representações desses sujeitos e a valorização de suas epistemologias. O dossiê Educação das relações étnico-raciais: Diálogos entre saberes, práticas e políticas antirracistas, da Revista de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), busca a publicação de estudos e pesquisas, cujos objetivos consistem na discussão acerca das relações étnico-racias e a educação em diálogo com suas diferentes interfaces. São bem-vindos trabalhos que contemplem as seguintes temáticas: – Ensino das histórias e culturas afro-brasileira, africana e indígena;
– Currículo da educação básica e do ensino superior; – Formação e práticas docentes antirracistas; – Ações afirmativas e democratização do ensino superior; – Artes negras e indígenas e educação; – Educação popular negra e indígena; – Educação indígena; educação quilombola; – Infâncias e juventudes negras e indígenas; – Educação para jovens e adultos indígenas e negros; – Diferenças e inclusão: interfaces da educação especial e das relações étnico-raciais; – Movimentos sociais indígenas e negros e educação; – Práticas educativas antirracistas em contextos não-escolares. PRAZO DE SUBMISSÃO: 15/08/2021 PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE: https://periodicos.ufv.br/RCH/announcement/view/129 NORMAS DE SUBMISSÃO: https://periodicos.ufv.br/RCH/about/submissions Organização: Beatriz Gomes (UFV), Lillian Rodrigues (UFV), Matheus Freitas (UFMG) e Monalisa Carmo (UFV/UNICAMP).