Parceria promove inclusão e divulgação do conhecimento científico entre pesquisadores/as negros/as/es
Escrito e publicado por : Jhoária Carneiro
Revisado por: Yure Gonçalves
A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), por meio da Revista da ABPN continua a impulsionar o projeto “Potencializando Carreiras Acadêmicas Negras” em parceria com a Editora Springer Nature.
Agora, em seu segundo módulo, o curso se concentra na introdução do conhecimento sobre a publicação de livros acadêmicos e aos participantes a oportunidade de aprenderem com a experiência dos/as profissionais da Springer Nature.
Andréa Gonçalves, gerente de desenvolvimento de contas para a América Latina e líder da Springer Nature Black Employees Network no Brasil, expressou sua satisfação com a colaboração com a ABPN neste projeto:
“Devemos reconhecer e celebrar o significado dessa parceria, que ilustra o poder da ação conjunta na promoção da diversidade e inclusão dentro da comunidade acadêmica” destacou.
Quem também compartilhou seu entusiasmo com o segundo módulo da parceria foi o Editor de Ciências do Comportamento, da Saúde e Ciências Sociais, Bruno Fiuza:
“Fazer parte deste projeto é um prazer e uma honra. Por trabalhar como um editor de aquisição de livros no Brasil, um país no qual mais da metade da população se auto identifica como negra, esta é uma oportunidade incrível para contribuir com a comunidade local de pesquisadores ao compartilhar conhecimentos úteis sobre publicação acadêmica”. Afirmou.
Uma das cursistas, Catarina Alves, compartilhou sua experiência como pesquisadora negra e como o curso de Capacitação Editorial, a ajudou a desvendar os segredos da escrita acadêmica e publicação científica.
“Poder participar da Capacitação Editorial ofertada pela parceria da Springer Nature e ABPN me proporcionou descortinar a escrita acadêmica e a publicação científica, os olhares escurecidos para a potencialização das carreiras acadêmicas negras foram conduzidos por profissionais excelentes, que estavam todas as manhãs dispostos a acolher a todes, para compartilhar seus saberes utilizando de uma linguagem acessível.” enfatizou a pesquisadora.
A parceria entre a ABPN e a Springer Nature representa um passo significativo em direção a um futuro mais inclusivo e diversificado na pesquisa acadêmica. O curso que já iniciou-se, é ministrado aos sábados e tem previsão de encerramento para o dia 11 de novembro.