Porque ser um sócio da ABPN?
A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (APBN) tem como finalidade congregar pesquisadores visando desenvolver, integrar, divulgar e promover a pesquisa, a educação e a aplicação responsável do conhecimento, como forma de impulsionar o desenvolvimento humano e socioeconômico sustentável do País e do mundo. A sintonia entre movimento social, educação básica, ciência e saberes tradicionais é responsável por atribuir característica peculiar a esta associação. A ABPN tem maturidade e respeito junto à sociedade civil; junto às outras sociedades científicas, incluindo as coirmãs do exterior Asociación de Investigadores/as Negros/as de America Latina y el Caribe (AINALC) e a World Education Research Association (WERA). Junte-se a nós! Ao associar-se à ABPN, você contribuirá para a manutenção e ampliação das várias atividades da Associação. Veja algumas ações, e vantagens que a ABPN oferece aos seus sócios:
- A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as edita um periódico científico bem-conceituado (QUALIS A4), a Revista ABPN.
- A ABPN tem perfil único no país, a saber, na América do Sul, e hoje, através do CONNEABs (Consórcio Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e grupos correlatos), conecta 200 Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e grupos correlatos.
- O Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE) é um dos mais expressivos eventos científicos do país; associados/as/es têm custos de inscrição diferenciados, assim como tem em todos os eventos chancelados pela ABPN.
- Os cursos da Escola de Políticas e Ações Afirmativas (EPPA), que em 2021 realizou a sua primeira edição, é exclusivo para associados/as, membros de NEABs, NEABIs ou grupo correlatos e convidados.
- A ABPN tem um papel muito relevante na definição de políticas de ações afirmativas no país e na América Latina e tem tido representação ativa em diversos órgãos governamentais e inclusive em conselhos e fóruns científicos, a saber: Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (CADARA), Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola (CONEEQ) e Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH)
- A ABPN é uma associação afiliada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); compõe o Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicada (FCHSSALA); o Observatório de Políticas Afirmativas do Fórum Nacional de Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (OPA/FONAPRACE), órgão vinculado a ANDIFES;
- Somos membros da diretoria executiva do Fórum Pró-Cotas, grupo instituído pelo Ministério Público Federal (MPF) sob a denominação “Fórum Nacional de Promoção, Defesa e Avaliação das Cotas Étnico-Raciais no Ensino Superior, no Ensino Básico e nos Concursos Públicos e de Combate ao Racismo Estrutural: pelo direito constitucional fundamental à efetiva igualdade de oportunidades” (“Fórum das Cotas Étnico-Raciais”)”. Também atuamos no Grupo de Trabalho criado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para elaborar o “Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho”.
- Possuímos Acordo de Cooperação Técnica e Científico firmado com: Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Defensoria Pública da União (DPU); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
- No passado recente foi representante dos pesquisadores/as negros/as no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR.
- Participamos ativamente nos processos de implementação de ações afirmativas na graduação através da Portaria nº. 804/2013, que instituiu uma Comissão Consultiva da Sociedade Civil para monitorar a lei 12.711/2012; e na pós-graduação via Portaria MEC nº 929/2015 que criou o Grupo de Trabalho responsável para analisar e propor mecanismos de inclusão na pós-graduação, que resultou na Portaria 13/2016 (Cotas na Pós).
- A ABPN integra o Fórum Permanente de Igualdade Racial (FOPIR); da Convergência Negra – Unidade Contra o Racismo; e da Coalização Negra por Direitos.
- A ABPN tem se destacado pela ação proativa na luta pelos direitos adquiridos, e pela melhoria da qualidade, da gestão e da quantidade de recursos do sistema de ciência e educação do país.