Diante da discussão sobre a revisão da Lei de Cotas, 12.711/2012, que ocorreu em 2022, a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) percebeu a necessidade de organizar o Observatório e Agência de Impactos da Ações Afirmativas que pretende fortalecer o debate munindo diferentes setores sociais com uma base de dados sólida para produção da argumentação em prol da proteção, manutenção da referida lei e aperfeiçoamento de critérios que beneficiem a população negra. Considerando o cenário político desfavorável às ações afirmativas, o embate sobre o tema tende a ficar acirrado, redirecionando os esforços para assegurar, ao menos a manutenção da vigência da referida lei.
Neste sentido, somos um Observatório de Impactos das Ações Afirmativas e uma Agência de conteúdos antirracistas, compondo a Agenda em prol das Ações Afirmativas. Você encontrará aqui uma Landing page que vincula as diversas fontes de dados sobre as ações afirmativas, uma estrutura com fonte de dados consolidados, que permite análises de impacto das políticas de ações afirmativas a partir das quais podem ser produzidas argumentações jurídico-políticas para mobilização de setores sociais, mídias e agentes das instâncias decisórias.
Desse modo, pretende-se subsidiar a sociedade civil e agentes políticos para a construção, fortalecimento e/ou implementação das Ações Afirmativas para população negra no Brasil.
Secretário executivo e membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá - Paraná. Pesquisador - Visitante da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas - São Paulo (FGV-SP) e Investigador do Núcleo de Estudo Interdisciplinares Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Maringá-Paraná (NEIAB-UEM), Conselheiro Consultivo da Ouvidoria Geral do Estado do Paraná (2019-2021), Conselheiro do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná - COPED (2021-2023). Coordenador da AGIMCRA.
Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). É pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB-UEM), com pesquisa na área de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e políticas públicas. Atua em projetos da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) voltados à implementação e aprimoramento das ações afirmativas. Pesquisadora da AGIMCRA
Bacharelanda de Artes Visuais do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Análise e mapeamento da representação africana na arte brasileira; O racismo semiotico no áudio visual do século 20; Ótica e semiotica: como discursos de açoes afirmativas tem sido absorvidos pelas novas gerações. Criadora de Conteúdos da AGIMCRA.
Graduada em Licenciatura em Educação Física e Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora da área de Educação, Identidades e Memórias e Gênero. Integrante dos grupos de pesquisa: Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades (REMS - UFPE); Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (LABERER) e Grupo de Pesquisa e Estudos Sobre a Docência (GPED-FUNDAJ). Coordenadora administrativa do Projeto Gradação (UFPE) e Projeto Pirráias da Periferia (UFPE). Criadora de Conteúdos da AGIMCRA.
Comunicóloga, bacharel em Publicidade e Propaganda pela Uninassau Recife, com expertise em Planejamento e sistematização comunicacionais. Graduanda em Rádio TV internet pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Núcleo de Políticas Erer, também do Laboratório de Estudo das Relações Ëtnico - Racial (Laberer) e voluntária no Observatório de Mídia (Obmídia), todos da da UFPE. Pesquisadora da área de Educomunicação Antirracista/Contra-hegemônica. Criadora de Conteúdos da AGIMCRA.
Graduado em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFPE). Pesquisador da área de Formação de Professores /as, Práticas Pedagógicas, Educação das Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas. Associado da ABPN e da ANPED (GT 21). Integrante do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais - LABERER/UFPE/CNPq. Criador de Conteúdos da AGIMCRA.