
Durante o 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola, realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, em Alcântara (MA), o professor Carlos Silvan e o professor Hilton Silva, ambos coordenadores da Área Científica Saúde da População Negra da ABPN, foram nomeados para integrar o Grupo de Trabalho (GT) Graça Epifânio de Saúde da População Quilombola, do Ministério da Saúde.
A nomeação reforça o compromisso da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) na construção de políticas públicas voltadas para as demandas históricas e emergenciais das comunidades quilombolas em todo o país.

Representando a ABPN no evento, os professores Carlos Silvan e Hilton Silva destacaram suas trajetórias de luta pela equidade em saúde, consolidadas por uma ampla atuação em diferentes organismos institucionais, como o Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (LABERER/UFPE), o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva (LABGESPP/UFPE), o Grupo de Pesquisa Estelar (UFPB) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), entre outros.
O Seminário reuniu lideranças quilombolas, pesquisadores/as, gestores/as e representantes de instituições parceiras para discutir os principais desafios e propor estratégias que garantam o direito à saúde integral e de qualidade para os povos quilombolas.
A ABPN parabeniza os professores Carlos Silvan e Hilton Silva pela nomeação e reafirma seu compromisso em fortalecer a participação da população negra e quilombola nos espaços de formulação e implementação de políticas públicas.

