ABPN está em luto: perdemos o professor Paulo Vinicius Baptista da Silva

É com profunda tristeza que a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN) comunica o falecimento de Paulo Vinícius Baptista da Silva, nosso querido editor-chefe da Revista da ABPN

Escrito por: Adilson Santos e Nathália Rodrigues
Revisado por: Helen S.

prof-paulo

Na manhã do dia 30 de outubro de 2024, recebemos a pior de todas as notícias. Chegou a nós a informação de que o nosso querido e estimado Paulo Vinícius nos deixou. Fez sua passagem dois dias após o falecimento da sua maezinha, como ele carinhosamente a tratava.

Perdemos um bravo companheiro, exímio professor, pesquisador, extensionista e gestor. Uma pessoa digna do respeito e consideração de todas e todos que com ele conviveram e convivem. Estamos com nossas vozes embargadas pela súbita passagem.

Paulo Vinícius muito contribuiu para a agenda das políticas de promoção da igualdade e do combate ao racismo. Ajudou a firmar as bases da nossa Associação, orientou inúmeros graduados, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, no Brasil e nas Américas. Foi mais do que um editor dedicado; foi uma presença generosa, uma liderança inspiradora e um verdadeiro amigo para todas as pessoas que cruzaram seu caminho na luta pelo fortalecimento da pesquisa científica voltada para a população negra no Brasil.

À frente da Revista da ABPN, Paulo desempenhou um papel essencial ao longo dos anos. Sua visão aguçada e compromisso com a valorização do conhecimento científico, pautado pelas vivências e lutas da população negra, elevaram a revista a um espaço de referência acadêmica. Ele acreditava na importância de uma ciência plural e inclusiva e trabalhou para que a produção científica negra fosse reconhecida em toda a sua profundidade e diversidade, abrindo caminhos para pesquisadores de diferentes áreas e proporcionando visibilidade a temas de grande relevância social.

Sua contribuição foi fundamental para a expansão e a legitimidade das pesquisas afro-brasileiras e das pautas antirracistas na academia. Ele sabia que cada trabalho produzido era uma peça para construir um novo cenário científico antirracista, onde a diversidade de perspectivas e experiências é central. Sua dedicação ajudou a transformar a Revista da ABPN em uma fonte inestimável de saberes, consolidando-a como um espaço que acolhe e amplifica vozes antes silenciadas.

Hoje, celebramos o legado de Paulo Vinícius, que será sempre lembrado pela empatia, integridade e incansável luta por uma ciência que promova a justiça social e o respeito às vivências negras. Seu exemplo de generosidade e compromisso deixa uma marca profunda em nossa trajetória e continuará a nos inspirar. Nossos sentimentos e nosso carinho à família, amigos e colegas. Paulo deixa saudades imensas, mas também uma herança de esperança e transformação.

A Diretoria da ABPN – Gestão Irókò roga para que nosso irmão de tamanha contribuição e parceiro de várias lutas, descanse em paz.

Informações sobre Homenagens e Velório de Paulo Vinícius

Homenagens e Velório:
Data: 31 de outubro de 2024
Horário: 12h às 15h30
Local: Hall em frente ao Auditório Eny Caldeira, Campus Rebouças da UFPR (entrada pela Rua Rockefeller)

Sepultamento:
Data: 31 de outubro de 2024
Horário: 16h30
Local: Cemitério Jardim da Saudade, Pinhais

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo