Fórum de Educação Básica da ABPN
Histórico
Ao participar do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negres, realizado na Universidade Federal do Pará em 2014, a professora alfabetizadora, Alessandra Pio, deparou-se com a mesma dicotomia academicista dos demais eventos em educação: pouquíssimos professores e professoras da Educação Básica transitavam pela universidade apresentando trabalhos, já que eles eram os pesquisados, mas não considerados como pesquisadores.
A discussão se acirrou, pois a professora - que naquele momento coordenava o primeiro Núcleo de Estudos Afro-brasileiros de Educação Básica na ABPN, o NEAB do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro – estava ali para integrar o NeabCp2 ao Consórcio de NEABIs da ABPN. Houve o questionamento se poderia existir um NEAB na Educação Básica, pois a essência deste núcleo seria a pesquisa, ao que a docente questionou se docentes deste segmento não seriam pesquisadores, a começar, de sua própria prática cotidiana.
>
Nesta empreitada, a professora Alessandra Pio buscou professores doutores para organizar Grupos de Trabalho, ou Sessões Temáticas, de Educação Básica. Começou com o professor Alexandre Nascimento, da Educação Técnica e Tecnológica. Mas, percebendo que a maioria absoluta do segmento que representava é de mulheres e negras, passou a investir nessa representatividade. Contou com o apoio da professora doutora Fabiana Lima (UFSB) e de amigas também mestrandas e docentes da Educação Básica: Célia Christo (UNIRIO) e Josiane Climaco (UFBA).
Finalmente, após GTs que se multiplicaram, a criação de um Fórum Permanente de Educação Básica foi colocado em pauta, como condição única da participação da professora Alessandra Pio na Chapa Dandaras, para a gestão 2016/2018. Como secretária Executiva da ABPN, a docente lançou o Fórum no IX COPENE, ocorrido em janeiro de 2017 na UFMS e UEMS. Naquele momento a justificativa para a existência de um Fórum para o segmento da Educação Básica foi essencialmente a de ter a representatividade desses docentes em primeira pessoa, para que a ABPN não reproduzisse a lógica existente de trazer a Educação Básica apenas pelos olhos pesquisadores das universidades. O chamado foi para que o primeiro encontro ocorresse no próximo COPENE Nacional, e assim foi.
III REUNIÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – XII COPENE/2022
Em 2022, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no XII COPENE, foi eleita a nova coordenação nacional e regional, durante Assembleia do Fórum Permanente de Educação Básica. Importante destacar a ação da Dra. Alessandra Pio, Dra. Josiane Clímaco e Mestra Rosa Margarida, como precursoras do debate da valorização de professores e professoras da Educação Básica no Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, e para a promoção da ERER. A coordenação Nacional 2022-2024 é composta por: Profa. Cecília Maria Vieira, Prof. João Pio e Profa. Tânia Mara Pacífico Hreisemnou.
COORDENAÇÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN (2022-2024)
M. Cecília Maria Vieira
M. João Pio
M. Tânia Mara Pacífico
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – Coordenação Nordeste
Adriana Rodrigues de Barros
Regis Alves Pires
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – Coordenação Sudeste
Lia do Nascimento Silveira
José Walber Ferreira Monteiro
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – Coordenação Sul
Edna Coqueiro
Renata Waleska de Sousa Pimenta
II REUNIÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – XI COPENE/2020
Em 2020, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi realizada a II Reunião Nacional do Fórum Permanente de Educação Básica da ABPN, durante o XI COPENE. Na coordenação Nacional foram eleitas a
COORDENAÇÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN (2020-2022)
M. Tânia Mara Pacífico
M. Josiane Climaco
M. Rosa Margarida
I REUNIÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – X COPENE/2018
Em 2018, na Universidade Federal de Uberlândia, foi realizada a I Reunião Nacional do Fórum Permanente de Educação Básica da ABPN, durante o X COPENE. Naquela oportunidade, foram lidas as proposições para o Fórum, bem como eleitos os representantes regionais, que seriam responsáveis pela dinamização do grupo e o debate regionalizado das questões levantadas. A fundadora proponente solicitou que, além dela e a representante da ABPN, a professora Josiane Climaco, também integrasse a primeira Coordenação Nacional a professora Rosa Margarida, organizadora do Simpósio de Educação Básica, ocorrido no mesmo COPENE.
I COORDENAÇÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN
Drª Alessandra Pio
Fundadora proponente
M. Josiane Climaco
Diretora de Áreas Acadêmicas (2018/2020)
M. Rosa Margarida
Coordenadora do Simpósio de Educação Básica - X COPENE
I REUNIÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – X COPENE/2018
II REUNIÃO NACIONAL DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN – XI COPENE/2021
Diante da dificuldade de articulação e, posteriormente, do cenário pandêmico que enfrentamos, não ocorreram as reuniões regionais pretendidas. Portanto, teremos nossa II Reunião do Fórum Permanente de Educação Básica da ABPN, na qual retomaremos as discussões iniciais e as não discutidas na I Reunião Nacional.
Para participar, basta ser docente ou técnico da Educação Básica. Para ter direito ao voto, é necessário ser associado à ABPN. Nossa pauta para a II Reunião Nacional, partirá dos seguintes pontos:
reapresentação e aprovação das Proposições do Fórum;
-
manutenção ou renovação das coordenações (nacional e regionais);
organização dos Grupos de Trabalho, de acordo com proposições aprovadas pelos membros.
NATUREZA E FINALIDADE
O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) é formado por profissionais da educação básica atuantes na escola em prol da aplicação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e se caracteriza por ser um espaço permanente de discussão e atuação nas garantias do referido direito.
O Fórum é instância consultiva, propositiva, indicadora, fomentadora e de acompanhamento das ações na área de Educação Básica.
O Fórum tem por finalidade acompanhar a implantação e implementação da legislação supracitada na Educação Básica e promover a produção de conhecimento docente através das práticas desenvolvidas, assim como promover estudos e debates sobre esta política e o enfrentamento ao racismo que esta demanda.
As decisões do Fórum poderão transformar-se em deliberações pela Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os.
As decisões do Fórum poderão transformar-se em deliberações pela Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os.