Aconteceu na última sexta-feira (17 de janeiro), uma reunião entre a Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP), Instituto AMMA Psique e Negritude e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Os representantes das instituições: Nicéa Q. Amauro, Cléber Santos Vieira, Ivair Augusto Alves dos Santos e Maria Lúcia da Silva trataram sobre a construção de parcerias e realização do III Encontro Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (PSINEP).
De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Maria Lúcia da Silva, os representantes estão agendando mais reuniões e mapeando futuros parceiros. Referente às expectativas da comissão para o evento, ela revela que: “Há perspectiva é de construir um encontro que facilite e promova: encontros, conversas, trocas e definições de ações à partir de questões cruciais para a população negra, como o papel da psicologia no enfrentamento, às ações de genocidas que a população negra vive no cotidiano”.
O evento ainda não teve sua data e nem local divulgados, mas acontecerá em Outubro de 2020, no município de Goiânia. O público-alvo esperado é de Psicólogas(os) negras(os) das diversas áreas (Saúde, Organizacional e Trabalho, Educação, Clínica, Direitos Humanos, entre outras), pesquisadoras(es) de psicologia e relações raciais e estudantes e demais interessada(os) pela temática étnico-racial na psicologia.