Fundação concentrava o desejo de valorizar e abrir novos caminhos para pessoas negras nas artes-cênicas e na sociedade brasileira
Escrito e publicado por: Jhoária Carneiro
Revisado por: Yure Gonçalves
Fundado em 13 de Outubro em 1944, pelo dramaturgo, poeta e diplomata Abdias do Nascimento, o Teatro Experimental do Negro (TEN) foi uma importante companhia de teatro brasileira que tinha como objetivo valorizar e abrir portas para pessoas negras pertencentes as artes-cênicas do Brasil na época.
O TEN nasceu em um período crucial da história do Brasil, quando a luta contra a discriminação racial ganhava força. A ideia para sua criação nasceu em 1941, quando Abdias presenciou a apresentação de um ator branco, interpretar um personagem negro, com o rosto pintado de preto, durante a peça O Imperador Jones, de Eugene O’Neill.
Ao lado de sua esposa, Maria Nascimento, e de outros inteletuais, Abdias trabalhou com o TEN pela valorização social do negro no Brasil, através da educação, da cultura e da arte. Relacionando cultura e sociedade de forma intrínseca, a companhia buscou integrantes de diferentes camadas sociais, além de oferecer cursos de alfabetização, cultura e conscientização racial para a comunidade.
O Teatro Experimental Negro, dentre tantas coisas, foi um processo de incetivo a autovalorização e crescimento do afro-brasileiro na nossa sociedade e, apesar de ser pouco lembrado nos dias atuais, tem um valor indispensável para história cultural e social brasileira.