• Revista da ABPN | Nov 2016 - Fev 2017 | Dossiê Temático "Diálogos e Perspectivas sobre a Questão Racial no Brasil"
    v. 9 n. 21 (2017)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos o novo número da revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima primeira edição contemplam as áreas de história, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E é composta pelo Dossiê Temático Diálogos e Perspectivas sobre a Questão Racial no Brasil, além de três textos livres. 

    Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e por tornarem fatível sua continuidade. Agradecemos também a cada pesquisador/a que, direta ou indiretamente, investiu para que nós mantivéssemos o periódico no ar, após sistemáticos ataques no universo web. 

    A partir da consideração de todos esses esforços, convidamos as leitoras e os leitores a navegarem conosco nesse fervilhar de ideias. E a fortalecer as frentes de luta contra a intercorrência racial e as contra todas as práticas de discriminação.

    Modupé!

  • Revista da ABPN | Jul-Out 2016
    v. 8 n. 20 (2016)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos o novo número da revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que tem primado pela busca de padrões de qualidade em suas produções. Os textos aqui apresentados nesta vigésima edição contemplam as áreas de história, educação, literatura e comunicação em suas diferentes e múltiplas abordagens. Por isso convidamos as leitoras e os leitores a navegarem conosco nesse fervilhar de ideias.

    Agradecemos aos colaboradores – pareceristas, autores, tradutores, editores, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros – que possibilitaram a publicação deste número, e por tornarem fatível sua continuidade, como também a cada pesquisador/a que, direta ou indiretamente, investiu para que nos mantivéssemos em 

    Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Mar-Jun 2016 | Dossiê Temático "Estudos sobre o Negro e Educação"
    v. 8 n. 19 (2016)

    Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo mais um número da Revista da ABPN, em seu oitavo volume e décima nona edição, composta por 9 artigos do Dossiê Temático Estudos sobre o Negro em Educação organizado pelo prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira (UFJF) e pela profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA). O dossiê surgiu da necessidade de se refletir sobre os estudos e pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as associados/as do GT 21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) ao mesmo tempo concretiza um compromisso, da gestão atual, assumido com os pesquisadores e pesquisadoras do GT 21 em reunião ocorrida em outubro de 2015.

    Esta edição compõe-se também de 5 artigos na seção de artigos livres que abordam reflexões, resultados de pesquisas e de práticas realizadas sobre questões que afetam especificamente a população negra. 

    Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste novo número, como também a cada pesquisador/a.

    Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista ABPN!

  • Revista da ABPN | Nov 2015 - Fev 2016 | Dossiê Temático "Educação, Quilombos e Ensino de História: paradigmas e propostas"
    v. 8 n. 18 (2016)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo mais um número da Revista da ABPN, em seu oitavo volume e décima oitava edição, composta por 13 artigos e um texto de entrevistas do Dossiê Temático Educação, Quilombos e Ensino de História: paradigmas e propostas organizado pelo prof. Dr. Flávio Gomes (UFRJ) e pela profa. Dra. Cândida Soares da Costa (UFMT). O dossiê reuniu pesquisas e estudos diversos – cobrindo várias partes do Brasil – que refletem experiências complexas de ensino, contexto social, impasses e avanços da educação quilombola. Há também contribuições comparativas e ensaios sobre os significados dos quilombos e seus usos na esfera política.

    Esta edição compõe-se também de 8 artigos na seção de artigos livres que abordam reflexões, resultados de pesquisas e de práticas realizadas sobre questões que afetam especificamente a população negra. 

    Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste novo número, como também a cada pesquisador/a.

    Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista ABPN!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Jul - Out 2015 | Dossiê Temático "Questões Étnico-Raciais e Linguagens"
    v. 7 n. 17 (2015)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos com imensa satisfação e expectativas mais um número da Revista da ABPN, em sua décima sétima edição, composta por 11 artigos do Dossiê Temático Questões Étnico-Raciais e Linguagens organizado pelas professoras Dra. Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ), Dra. Liana de Andrade Biar (PUC-Rio) e pelo professor Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (CEFET/RJ), bem como 6 artigos de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil. A finalidade do dossiê é dar visibilidade a discussões acadêmico-científicas que remetem às dimensões simbólicas das identidades e relações étnico-raciais no discurso institucional, cotidiano e literário.

    Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também a cada pesquisador/a.

    Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Mar - Jun 2015 | Dossiê Temático “Saúde da População Negra”
    v. 7 n. 16 (2015)

    Prezadas/os Leitoras/es,

     Apresentamos com imensa satisfação mais um número da Revista da ABPN, em sua décima sexta edição, composta por 11 artigos do Dossiê Saúde da População Negra, bem como 4 artigos de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil. A finalidade da publicação do dossiê é dar visibilidade a produção cientifica nacional e também internacional sobre a temática Saúde da População Negra e outras populações em situação de vulnerabilidade.

     Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também cada pesquisador/a. Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Nov 2012 - Fev 2013
    v. 5 n. 9 (2013)

    Prezadas/os Leitoras/es,
    A despeito das dificuldades que toda gestão que se inicia enfrenta, é com alegria e entusiasmo que apresentamos mais este número da Revista da ABPN. Dois motivos se coadunam: a coragem para enfrentar os desafios e a permanente crença na capacidade do ser humano, sujeito de saberes que produzem e lutam pelos seus ideais e projetos. A continuidade da Revista da ABPN representa nossa certeza de manutenção de sua proposta balizadora: publicar artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de estudos e experiências que possam contribuir para novas perspectivas teóricas e acadêmicas, bem como práticas de interesse da população negra, visibilizando intelectuais negros/as que incansavelmente lutam pela divulgação de seus conhecimentos. Agradecemos aos colaboradores – pareceristas, autores, tradutores, editores, webmaster, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros –, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também cada pesquisador/a. Nossos agradecimentos a todas e a todos!
    Equipe Editorial

1 a 14 de 14 itens