Relatórios

Os relatórios de perfil dos pesquisadores(as) negros(as) constituem estudos estatísticos publicados bianualmente com base na coleta de dados realizadas através dos questionários online disponibilizados no site da ABPN (www.abpn.org.br), tendo como finalidade  fornecer um panorama sobre os(as) pesquisadores(as) negros(as) em diversas instituições de ensino que participação da associação.

A primeira edição do relatório foi publicada no ano de 2010 coordenada pela Profª. Drª. Eliene Cavaleiro(UNB) – presidente da ABPN na gestão 2008/2010, elaborada por Daniela Valverde, desenvolvida, compilada e editada por Eduardo Martins. Essa primeira edição foi lançada durante o VI Copene realizado nas dependências da UERJ no Rio de Janeiro no ano de 2010.

A segunda edição do relatório de  perfil dos pesquisadores(as) negros(as) foi coordenada pela Profª. Drª. Tania Mara Pedroso Muller –(UFF) – tesoureira da ABPN na gestão 2010/2012, sendo a presidente da instituição na época a Profª. Drª. Zelia Amador de Deus. Tendo sido elaborada e editada por Eduardo Martins, assim como a confecção dos gráficos e os estudos estatísticos. Participou também da segunda edição a profª. Ma. Karla Leandro Rascke na elaboração dos relatórios finais de análise dos dados.

A pesquisa tem como objetivo fornecer  aos(às)  pesquisadores(as) negros(as) um estudo confiável sobre a população acadêmica negra que participa da construção da ABPN, e para isso, a cada dois anos deverá ser realizada uma nova coleta de dados renovando assim periodicamente o estudo, mantendo sempre atualizados os dados, para possíveis consultas, subsidiando ações e outros estudos oriundos das informações aqui expostas.

Esse estudo tem caráter colaborativo podendo ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte, e para uso não comercial.

Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)

 

Consulte abaixo os dois Relatórios